terça-feira, 10 de julho de 2012

MATÉRIA DO JORNAL PIONEIRO 10/07/2012


"QUERO RETRIBUIR"




O maestro e empresário Mauro Marcelo Verza, 32 anos, é um fiel incentivador da música. Seu trabalho voluntário à frente da Banda Marcial Cristóvão de Mendoza movimenta 45 integrantes. São alunos do colégio e moradores da comunidade. Alguns começaram como a estudante do 2º ano do ensino médio Luísa Lucila Rosa, 17, que toca prato, a partir do convite da escola.
– Participar da banda exige compromisso. E o maestro Mauro não deixa a gente perder o interesse. Se faltamos aos ensaios, ele se preocupa e depois pergunta o que ocorreu – relata Luísa.
Mauro começou na banda em 1997, quando estudava no 3º ano do ensino médio. À época, o maestro era Pedro Paulo Mandelli (já falecido). Mauro (ao centro na foto acima) aprendeu a ler partituras e a tocar instrumentos como caixa, eufônio (ou bombardino) e trombone. Hoje, manuseia esses instrumentos profissionalmente: é professor de música e integra a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.
O seu ingresso como regente ocorreu em 2006, quando Mandelli mudou-se de cidade. Ele acredita que a ação voluntária é um agradecimento a todo o aprendizado que recebeu.
– A Banda do Cristóvão foi o lugar onde vivenciei meus primeiros contatos com a música e com os instrumentos musicais. Quero retribuir o conhecimento que obtive ajudando a formar novas gerações. Pode ser que as crianças de hoje se transformem em músicos. Mas, se isso não ocorrer, serão um público apreciador. Vejo futuro na música – explica Mauro. (Texto: Vânia Espeiorin)



fonte: www.pioneiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário